Surpresa nos combustíveis. Semana começa com aumento no preço do gasóleo
A segunda semana de 2026, que começou a 5 de janeiro, começou com ligeiras alterações nos preços dos combustíveis, mas não exatamente da forma que se antecipava.
Na semana passada, tinha sido antecipada uma redução no preço da gasolina simples, que acabou por não se registar, mantendo-se estagnado. Por outro lado, o preço do gasóleo simples, que estava previsto manter-se inalterado, registou um ligeiro aumento de 0,003 euros por litro.
Na prática, isto significa que o preço da gasolina simples se mantém nos 1,661 €/l, enquanto o preço do gasóleo simples subiu para 1,536 €/l.
Apesar do preço médio da gasolina não ter sofrido alterações, algumas gasolineiras ajustaram os valores individualmente: a Galp e a Repsol reduziram o preço em 0,7 cêntimos por litro, enquanto a BP aplicou uma redução de meio cêntimo. Quanto ao gasóleo simples, a Galp, a BP e a Repsol aumentaram os preços em 0,3, 0,5 e 0,8 cêntimos por litro, respetivamente.
A base de cálculo para o preço dos combustíveis, como habitual, são os dados divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). Neste caso, referem-se à passada sexta-feira, dia 2 de janeiro.
Os valores apresentados pela DGEG já incluem os descontos praticados pelas gasolineiras, bem como as medidas do Governo atualmente em vigor. No entanto, é necessário reforçar que estes são apenas valores médios e indicativos, podendo diferir dos que se encontram nos postos de combustível.
Levar o carro à inspeção está mais caro. Saiba quanto vai pagar em 2026
Os preços da inspeção periódica obrigatória aumentaram no início do ano. Conheça todos os valores que entraram em vigor no dia 1 de janeiro.
Medidas do governo em vigor
Mantêm-se em vigor desde 2022 as medidas do governo para mitigar o aumento do preço dos combustíveis, incidindo sobretudo sobre o valor do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP). No entanto, estas medidas estão a ser gradualmente revertidas, também por imposição da União Europeia.
No final de novembro, o valor unitário do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) foi revisto, passando para 497,52 euros por 1 000 litros na gasolina e 361,60 euros por 1000 litros de gasóleo.

Esta atualização representa um aumento de imposto por litro de cerca de 1,6 cêntimos na gasolina e mais de 2,4 cêntimos no gasóleo.
Com estas alterações, o «desconto fiscal» diminuiu e apesar da descida que se tem verificado no preço dos combustíveis, os portugueses não estão a beneficiar dela na sua totalidade.
O post Surpresa nos combustíveis. Semana começa com aumento no preço do gasóleo apareceu primeiro em Razão Automóvel.


0 comentários