Novo Citroën ELO quer ser o FIAT Multipla francês,

Citroën ELO, frente 3/4

Vivemos numa época em que os SUV parecem ter engolido tudo, mas o ELO, o novo protótipo da Citroën, contraria isso recuperando a «velha» ideia do monovolume ou MPV compacto e reinventa-o para o séc. XXI.

Mede 4,10 m de comprimento — o mesmo que um C3 —, tem proporções típicas de um MPV e pode ter até seis lugares distribuídos por duas filas. Tal e qual o FIAT Multipla dos anos 90, que era um formato tão genial quanto polémico: seis lugares em menos de quatro metros e um design que ainda hoje choca. Não deixa de ser curioso que, dentro da Stellantis, tenha sido a Citroën a recuperar o conceito.

A grande diferença do ELO para o Multipla está na época: aqui a base é uma plataforma 100% elétrica e o interior foi pensado como um «micro loft» sobre rodas, mais próximo de uma pequena casa do que de um automóvel tradicional.

Pequeno por fora, enorme por dentro

O Citroën ELO dificilmente chegará à linha de produção, mas serve de laboratório de ideias para futuros modelos da marca.

O motor elétrico está montado no eixo traseiro, libertando espaço à frente e permitindo uma carroçaria curta, com as rodas nos extremos e uma altura generosa (1,70 m). O resultado é um rácio exterior/interior que a Citroën não tem pudor em chamar “imbatível” no universo dos monovolumes compactos.

A configuração de bancos também faz a diferença. De série, o Citroën ELO tem quatro lugares, diferenciando-se do Multipla por ter o lugar do condutor ao centro, numa posição avançada e rodeado por muito vidro — quase como estar a conduzir num aquário panorâmico.

Atrás, três lugares de largura idêntica garantem espaço para adultos e os bancos laterais escondem ainda dois bancos suplementares que podem ser abertos para totalizar seis lugares, sem roubar capacidade à bagageira.

A ausência de túnel central e o piso totalmente plano facilitam os movimentos a bordo, quase como num pequeno estúdio móvel. As quatro portas abrem em sentidos opostos e, sem pilar central, dão acesso a uma enorme abertura lateral de 1,92 m. É tudo menos convencional — tal como o Multipla foi no seu tempo.

REST, PLAY, WORK: um carro para o dia inteiro

A Citroën não quis com o ELO fazer apenas um carro para transportar pessoas. A marca francesa quer gerir o tempo de quem vive dentro dele, resumindo a ideia em três palavras: REST, PLAY, WORK (descanso, lazer e trabalho), que definem as várias «vidas» deste protótipo. É destas três palavras que também nasce o nome deste protótipo: rEst, pLay, wOrk.

Na vertente REST, o interior transforma-se num pequeno refúgio. Dois colchões dobráveis, guardados em compartimentos próprios na bagageira, podem ser inflados com o compressor integrado e montados no habitáculo, criando uma cama para duas pessoas.

As luzes traseiras interiores passam a candeeiros de mesa de cabeceira e até há bases de montagem (emprestadas pelos paddleboards da Decathlon, que foi uma das parceiras de desenvolvimento deste protótipo) para fixar um projetor e ver um filme num ecrã retrátil

Em modo PLAY, o Citroën ELO funciona como base de operações para atividades ao ar livre. Os três bancos traseiros são amovíveis e transformam-se em cadeiras para piqueniques improvisados, há pontos de fixação para montar toldos em ambos os lados e o sistema V2L permite alimentar um grelhador elétrico ou a coluna de som. O compressor serve também para encher pranchas, boias ou pneus de bicicleta.

Citroën ELO em modo PLAY
© Citroën

Já em modo WORK, o banco do condutor roda 360° e transforma-se numa cadeira de escritório. Uma mesa escondida debaixo do assento central da segunda fila salta cá para fora para suportar o portátil, enquanto o sistema de projeção de informação no para-brisas passa a mostrar agendas, chamadas e videoconferências.

A ideia é simples: se o carro passa 95% do tempo parado, mais vale servir para mais do que apenas ocupar espaço.

Materiais à prova de vida real

O Citroën ELO também serve para testar materiais mais sustentáveis e fáceis de manter. A Citroën juntou-se à Decathlon e à Goodyear para desenvolver revestimentos resistentes, laváveis e pensados para usos “de campo”: desde feltros reciclados do anterior concept Oli — que tivemos oportunidade de conduzir — transformados em caixas de arrumação, até plásticos reforçados e tecidos que não se assustam com lama, areia ou água salgada.

Os para-choques e proteções dos guarda-lamas usam polipropileno expandido, o mesmo material dos capacetes de bicicleta da Decathlon, leve, reciclável e ideal para aguentar toques urbanos.

Já os pneus, desenvolvidos pela Goodyear, são “inteligentes”: medem a pressão e o desgaste em tempo real e usam um LED integrado na jante para avisar se algo não está bem.

Quando chega?

Ao contrário de muitos show cars, que não passam de modelos de produção com bling bling extra, o Citroën ELO é um verdadeiro concept car (protótipo conceptual), fazendo renascer o conceito de MPV compacto. Por isso, tal como o Oli, olhe para o ELO como um concentrado de ideias que poderemos ver chegar aos futuros modelos da marca francesa.

A estreia pública do ELO será no Salão de Bruxelas, a 9 de janeiro e surpreende por ter sido a Citroën a repescar este conceito de carro compacto, prático e… muito diferente — promete ser tão polémico como o antepassado italiano. Mas é refrescante ver que pode haver um futuro sem ser tudo SUV ou crossover.

O post Novo Citroën ELO quer ser o FIAT Multipla francês apareceu primeiro em Razão Automóvel.

,

Citroën ELO, frente 3/4

Vivemos numa época em que os SUV parecem ter engolido tudo, mas o ELO, o novo protótipo da Citroën, contraria isso recuperando a «velha» ideia do monovolume ou MPV compacto e reinventa-o para o séc. XXI. Mede 4,10 m de comprimento — o mesmo que um C3 —, tem proporções típicas de um MPV e […]

O post Novo Citroën ELO quer ser o FIAT Multipla francês apareceu primeiro em Razão Automóvel.

, , https://www.razaoautomovel.com/feed/, 1960, 10/12/2025, 08:47

Online Editor at imcarenthusiast.com
Mechanic Gear Head, part-time Motorsport Fan, Automotive Journalist wannabe. The "four wheels" universe has been in him since forever; since then, it's been lap after lap.
Edge

Edge

Mechanic Gear Head, part-time Motorsport Fan, Automotive Journalist wannabe. The "four wheels" universe has been in him since forever; since then, it's been lap after lap.

0 comentários

Leave a Reply

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
Optimer dine ruter nu. power only trucking companies. holy eye – acuzart.