Limpem as lágrimas. Hyundai i30 N pode regressar ainda a queimar gasolina,
“Quando a esmola é grande, o pobre desconfia”. Só que neste caso, é a britânica Autocar a passar uma informação proveniente de uma “fonte muito bem-posicionada” na Hyundai. Esta diz que a marca sul-coreana já tem em desenvolvimento um sucessor para o Hyundai i30 N… ainda com motor de combustão.
Sinal dos tempos, não será 100% a combustão, mas parte de um sistema híbrido, ainda que não seja especificado se será ou não híbrido plug-in. O que importa é que, após nos termos despedido com alguma tristeza dos i20 N e i30 N no mercado europeu, a Hyundai parece querer regressar ao mundo dos hot hatches.
É, ainda assim, uma mudança de rumo importante para a Hyundai N que, após a saída dos modelos a combustão, apenas passou a disponibilizar o impressionante, mas exclusivamente elétrico IONIQ 5 N e, mais recentemente, o IONIQ 6 N — ambos com 650 cv.

Esta notícia não aparece do nada. Antes desta revelação, Joon Park, responsável máximo da Hyundai N, também já tinha admitido à Autocar que a marca nunca fechou a porta aos motores de combustão.
Pelo contrário, sublinhou que a diversidade de motorizações continua a ser parte da estratégia da divisão. “Existe a perceção de que estamos focados apenas nos elétricos, mas isso não corresponde à realidade”, afirmou.
O que esperar de um novo i30 N
Sabe-se que a Hyundai está a preparar mais uma atualização da geração atual do i30, prevista para ser apresentada no próximo ano. Logo, uma potencial versão N poderia acompanhar esta atualização, chegando ao mercado em 2026 ou no início de 2027.
A confirmar-se, o regresso do i30 N devolve ao segmento um dos hot hatch mais apreciados dos últimos anos. Lançado em 2017, conquistou a crítica — e a equipa da Razão Automóvel — com um chassis exímio, diferencial autoblocante eletrónico e um motor 2.0 turbo que chegou aos 280 cv. Argumentos que o colocaram frente a frente com o Volkswagen Golf GTI e outros ícones do segmento.
Não sabemos ainda que motorização será o «coração» do futuro i30 N, mas a Hyundai tem andado a testar uma nova motorização para modelos de alta performance num protótipo semelhante ao Veloster.
Nesse protótipo o motor está em posição central, mas outros posicionamentos são possíveis — um pouco à imagem do que a Toyota tem andado a fazer com o protótipo do GR Yaris com motor central.
Por agora, a Hyundai refere apenas que está comprometida em lançar sete novos modelos N até 2030 e que vai continuar a explorar os motores de combustão, híbridos e elétricos. Os planos específicos, porém, serão anunciados mais perto da produção.
O post Limpem as lágrimas. Hyundai i30 N pode regressar ainda a queimar gasolina apareceu primeiro em Razão Automóvel.


0 comentários