Estão a pedir 10 mil euros por este Citroën AX por dois motivos
Há histórias que até parecem mentira e envolvem carros tão banais como este Citroën AX 10 RE de 1988.
Está à venda na região de Paris por 10 000 euros e, apesar de ser um valor elevado para um utilitário popular dos anos 80, há bons motivos para isso, a começar no facto de apenas mostrar 51 km no odómetro.
Depois é a história desta unidade em si, que começou por estar exposta num concessionário Citroën em Levallois-Perret (Paris). Seria comprada por uma senhora que procurava substituir o seu 2CV, que tinha sofrido um pequeno acidente e precisava rapidamente de um carro.
A relação da senhora com o seu novo AX durou… menos de um quilómetro. Ao fim de cerca de 800 metros — já trazia praticamente 50 km de fábrica —, a nova proprietária decidiu que não gostava do comportamento do carro e simplesmente deixou de o usar.
Não o trocou por outro modelo, nem sequer o vendeu. Guardou-o na garagem, debaixo de uma lona e assim ficou.
Lá fora o tempo continuou a passar, mas o pequeno Citroën ficou parado no tempo. Passariam mais de 25 anos até ver novamente a luz do dia, tendo sido resgatado e adquirido pela Vintage Legend, especializada na venda de clássicos e youngtimers.
37 anos e está como novo
O estado de conservação deste Citroën AX parece irreal, nunca tendo sido restaurado. A carroçaria mantém a pintura original Branco Meije, o interior está intacto, sem desgaste visível nos tecidos, plásticos ou comandos, e até o compartimento do motor parece uma cápsula do tempo.
O motor é o TU de 954 cm3 de quatro cilindros e apenas 45 cv. Era o menor e menos potente da gama e a caixa manual só tinha quatro velocidades. A leveza lendária do Citroën AX, associada a esta versão RE — uma das menos equipadas — traduzia-se em apenas 640 kg de peso. Mesmo assim, atingir os 100 km/h demorava intermináveis 17,9s.
Antes de se tentar novamente essa proeza, o motor vai precisar de uma revisão profunda. A Vintage Legend diz que o motor não está gripado, mas a verdade é que este AX não é conduzido há 37 anos.
E recomenda-se que se troque os pneus Michelin MX, ainda os originais, por outros novos. Hoje são mais peças de museu do que material rolante.
Descubra o seu próximo automóvel:
Venda difícil?
A história deste Citroën AX 10 RE de 1988 com apenas 51 km está longe de acabar. Já se encontra há vários anos na Vintage Legend e continua à procura de nova casa. O preço elevado pode ser um dos motivos.
Pedir 10 mil euros, como pode ver no anúncio, parece um exagero, ao igualar e superar os preços praticados pelas versões mais desejadas do pequeno francês, como o AX Sport ou o AX GTI.
Só que estes 10 mil euros até são um valor bastante inferior ao que estava a ser pedido há um par de anos, no Rétromobile 2024, onde marcou presença: 14 900 euros.
A aposta está em que o futuro comprador veja valor não apenas no carro em si, mas na sua história: a improbabilidade de encontrar um Citroën AX absolutamente comum… num estado absolutamente incomum.
O post Estão a pedir 10 mil euros por este Citroën AX por dois motivos apareceu primeiro em Razão Automóvel.












0 comentários