Dos reis das vendas às maiores subidas e descidas do mercado português em 2025![]()
Depois de um ano intenso para o setor automóvel em Portugal, 2025 ainda não ficou arrumado na gaveta. Apesar da vontade de falar das novidades de 2026 é muita, são os números do mercado automóvel português do ano passado que continuam a mexer.
A evolução das vendas e as mudanças no equilíbrio entre marcas ajudam a explicar porque é que este balanço continua a ser tão relevante, especialmente num ano que foi marcado pela incerteza económica e pela concorrência cada vez mais agressiva. Há vencedores claros, marcas que perderam gás e outras que continuam a ganhar terreno, e tendências que estão a mudar a face do mercado.
É neste enquadramento que, no Auto Rádio, o podcast da Razão Automóvel com o apoio do PiscaPisca.pt, analisámos em detalhe os números de 2025, as marcas e os carros que os portugueses mais compraram e as tendências que ajudam a perceber como poderá ser 2026.
Mercado automóvel em Portugal
Há boas notícias. O mercado automóvel cresceu e voltou, finalmente, aos níveis de pré-pandemia. Em 2025 foram vendidos mais de 225 mil automóveis ligeiros de passageiros em Portugal, mais 7,3% face ao período homólogo.
A Peugeot voltou a destacar-se como a marca mais vendida em Portugal — há cinco anos que é líder. Mas apesar desse estatuto, quando o foco passa para o modelo mais vendido de 2025, vamos encontrar um modelo da sua grande arquirrival: o Renault Clio.
Foi uma das grandes surpresas do ano, depois do Peugeot 2008 ter liderado o mercado desde março até novembro e, no Auto Rádio, mostramos os números surpreendentes que o Clio atingiu em dezembro para conseguir ultrapassar o 2008.

Ainda assim, esta não foi a maior surpresa do mercado nacional. No Auto Rádio vai poder ver ou ouvir todos os números, e saber quais as marcas e modelos que mais subiram ou desceram.
Elétricos, híbridos ou 100% a combustão?
No que diz respeito às motorizações, as energias alternativas continuam a ganhar terreno no mercado português. Elétricos, híbridos e híbridos plug-in representaram, em conjunto, 69,7% do mercado em 2025.
Entre estas soluções, os elétricos lideraram, com uma quota de 23,2% e 52 256 unidades comercializadas, seguidos de perto pelos híbridos (incluindo mild-hybrid), que alcançaram uma quota de 22,3%, correspondentes a 50 117 unidades.
Apesar desta tendência, os motores exclusivamente a gasolina continuam a ser a opção mais escolhida, com uma quota de 24,5% e 55 185 unidades matriculadas ao longo do ano. Apostas para 2026? Também as fazemos.
Durante este Auto Rádio também analisámos a performance das marcas chinesas no mercado nacional — no geral, mais que duplicaram as vendas — e também a performance das marcas de luxo que, no geral, tiveram um ano bastante positivo. A Ferrari, por exemplo, foi a marca que mais cresceu.
Marcas de luxo em Portugal cresceram mais que o mercado em 2025
O mercado automóvel nacional cresceu em 2025, mas no segmento das marcas de luxo, o crescimento foi ainda maior.
Encontro marcado no Auto Rádio para a próxima semana
Não faltam por isso motivos de interesse para ver/ouvir o mais recente episódio do Auto Rádio, que está de volta na próxima semana nas plataformas habituais: YouTube, Apple Podcasts e Spotify.
O post Dos reis das vendas às maiores subidas e descidas do mercado português em 2025 apareceu primeiro em Razão Automóvel.


0 comentários